Eventos - Convenção 2013

ARP realiza 7.ª Convenção de Transportadores

Decorreu nos dias 26 e 27 de Janeiro a 7.ª Convenção Anual da ARP - Associação Rodoviária de Transportadores Pesados de Passageiros O evento subordinado ao tema “Cooperar para competir” realizou-se no Santarém Hotel e contou com a presença de cerca de 80 participantes. O certame iniciou-se com uma visita aos expositores convidados. As boas vindas foram dadas pelo Presidente da Câmara, Dr. Ricardo Gonçalves. De seguida assistiu-se a uma inesperada peça teatral sobre turismo protagonizada pela “Viver Santarém”. Também o IMT apresentou uma comunicação na pessoa do Eng.º José Alberto Franco. Um dos momentos altos foi o painel “Como evitar multas de tacógrafo” apresentado pelo Eng.º Carlos Rosete. Após almoço no hotel, foi a vez de conhecermos a nova gama de autocarros Setra. O painel “Princípios e preços” da autoria do Eng.º José Luís Carreira foi dos que captou maior atenção. No intervalo houve tempo para degustação de produtos regionais e prova de vinhos. Madalena Santos da Promartur – Cruzeiros no Tejo, divulgou as potencialidades do turismo fluvial na região. Os trabalhos finalizaram com o painel “Descarga remota de dados do tacógrafo” apresentado por Marcelino Rodríguez Rial da empresa galega Locatel. O programa social dos acompanhantes consistiu numa visita guiada aos principais monumentos da cidade de Santarém. O dia de sábado terminou em Alpiarça com um jantar com música ao vivo no restaurante típico “Portal da Vila”. Domingo foi dia reservado para a assembleia-geral, onde os associados aprovaram por unanimidade as contas de 2012 e o orçamento para 2013. O almoço convívio de encerramento decorreu no restaurante “A Grelha”.

Algumas conclusões e recomendações da convenção:

  • O valor das coimas está desajustado da realidade nacional.
  • Isoladamente as empresas não conseguem ser competitivas.
  • É necessária a convergência de práticas entre empresas de transporte.
  • É necessária a identificação dos custos da actividade e a definição de preços recomendados.
  • O autocarro não pode ser encarado como o parente pobre do turismo.
  • O serviço ocasional em autocarro continua a ser vítima de concorrência desleal.
  • Um motorista não pode ter um horário de trabalho de um empregado de escritório.
  • É preciso criar barreiras à entrada no acesso à actividade.
  • O capital investido apresenta baixa rentabilidade e retorno financeiro com um período demasiado longo.
  • A sazonalidade agrava-se em cenários de crise.
  • Não é conhecida nenhuma empresa no mercado que pratique preços baixos e que esteja a prosperar.
  • É fundamental uma subida de preços que envolva todos os transportadores.
  • A formação é uma importante valia que deve ser considerada pelas empresas de transporte.

 

Nota de Imprensa | Programa da Convenção | Ver Fotos

 

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